PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Neve pode acumular cinco centímetros e descer aos 500 metros

23 Fevereiro, 2023 - 00:28

1415

0

De sexta-feira para sábado.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu esta quarta-feira um aviso à população devido às previsões de tempo frio e chuva para os próximos dias.

 

Em comunicado, a Proteção Civil refere que, segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias tempo frio e precipitação, nomeadamente descida da temperatura, com mínimas abaixo da média para a época do ano, períodos de chuva mais frequentes na sexta-feira, que poderão ser acompanhados de trovoada e granizo, vento e formação de gelo e geada no interior do país.

 

A ANEPC salienta também que está prevista queda de neve acima dos 600/800 metros nas regiões Norte e Centro, descendo temporariamente para os 400/600 metros a partir do final da tarde.

 

A Proteção Civil alerta a população para os riscos de intoxicações por inalação de gases devido a inadequada ventilação, incêndios em habitações resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos e recomenda especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com patologias crónicas e população sem-abrigo.

 

As autoridades chamam ainda a atenção para os perigos do piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, bem como para a possibilidade de queda de ramos ou árvores devido aos ventos fortes.

 

A ANEPC aconselha também os cidadãos a evitarem a exposição prolongada ao frio, a usarem várias camadas de roupa e a acautelarem a prática de atividade física no exterior.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Rádio Vale do Minho]

Últimas