PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Nelson encheu Lindoso quase até ao limite

4 Abril, 2024 - 01:30

128

0

Chuvas torrenciais que se fizeram sentir por todo o País resultaram num aumento significativo no volume das barragens.

As chuvas torrenciais que se fizeram sentir por todo o País durante a Semana Santa resultaram num aumento significativo no volume das barragens em território nacional.

 

Segundo o Correio da Manhão volume médio das 80 barragens monitoradas subiu de 86,4% para 89% em apenas uma semana, sendo que 16 destas encontram-se completamente cheias, operando a 100%.

 

Por outro lado, apenas quatro barragens registam um volume inferior a 40%.

 

Na Albufeira do Alto Lindoso, apurou a Rádio Vale do Minho, o copo está quase cheio. Esta quarta-feira armazenamento alcançava já os 92,7%.

 

 

 

[Fonte: barragens.pt]

 

 

No Algarve, a situação alcançou um marco positivo, com a região finalmente a sair de um estado alerta em termos de reservas de água por bacias hidrográficas, graças aos ganhos obtidos nas barragens durante este período.

 

No Alentejo, destaca-se a barragem do Alqueva, que atingiu esta terça-feira um volume de 3942 metros hm3, correspondente a 95% da sua capacidade total, estando apenas a 55 centímetros de atingir a capacidade máxima pela primeira vez em uma década.

 

Seguindo-se a estas, a bacia hidrográfica de Castelo de Bode, localizada no rio Zêzere, registou 96% da sua capacidade, enquanto a do Baixo Sabo, afluente do rio Douro, detém a terceira maior albufeira do paíse apresenta uma capacidade de 94%.

 

Com as previsões de mais chuva até segunda-feira, os agricultores algarvios estão a apelar ao Governo para que alivie as restrições ao uso da água na agricultura, impostas devido à prolongada seca que afetou a região.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Monta-Engil]

Últimas