PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Mulheres Socialistas querem “maior envolvimento” feminino nas próximas autárquicas

4 Outubro, 2020 - 19:19

459

0

PUB A presidente da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas de Viana do Castelo, Sandra Vieites, quer um “maior envolvimento” feminino nas eleições autárquicas do próximo ano. Esse é, aliás, um […]

PUB

A presidente da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas de Viana do Castelo, Sandra Vieites, quer um “maior envolvimento” feminino nas eleições autárquicas do próximo ano. Esse é, aliás, um dos pilares sobre o qual assenta o Plano de Ação daquela estrutura para o biénio 2020-2022. Foi apresentado este sábado, em Vila Praia de Âncora.

“O plano de ação apresentado resultou da colaboração das Estruturas Concelhias das Mulheres Socialistas, da Juventude Socialista e da auscultação das militantes e simpatizantes do Partido Socialista do distrito”, explicou Sandra Vieites à Rádio Vale do Minho.

Linhas que assentam em “quatro eixos fundamentais”. O primeiro passa pela Participação Política. “A estrutura pretende intervir e  explorar temáticas relevantes para o contexto de ação política, nomeadamente para que nas próximas eleições autárquicas haja um maior envolvimento das mulheres na construção de projetos, uma maior motivação para assumir e manter cargos políticos e cargos de liderança política no distrito”, explanou Sandra Vieites.

“Para que isto aconteça é relevante e está previsto a promoção de ações que motivem a mudança de mentalidades e que estimulem a intervenção efetiva das mulheres na vida política através de formação autárquica e da criação de redes de mulheres autarcas, sindicalistas e de membros de associações que promovam e pretendam vir a promover uma verdadeira igualdade na vida política e reforçando a ligação entre a sociedade civil e o Partido Socialista”, sublinhou a dirigente.

Um outro eixo do Plano de Ação assenta na participação ativa das mulheres nas diferentes áreas da sociedade. “Estão previstos diferentes projetos de cidadania em áreas que vão desde a divulgação de projetos inovadores no distrito ligados à Ciência, Inovação e desenvolvimento, projetos ligados a questões como a violência no namoro e a não discriminação das mulheres”, apontou a presidente da estrutura socialista.

O terceiro eixo, pretende promover iniciativas relevantes de cidadania ativa – ações solidárias. Isto “em diferentes áreas através da colaboração e adesão a diferentes campanhas que promovam a igualdade de género, sustentabilidade ambiental, voluntariado, a não discriminação”.

Já o quarto eixo, aponta para uma divulgação efetiva da atividade da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas de Viana do Castelo às militantes, simpatizantes e sociedade em geral, através de uma Newsletter digital semestral e da dinamização das redes sociais”.

Sandra Vieites, natural de Monção, foi eleita presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Viana do Castelo no passado mês de julho. A tomada de posse realizou-se no passado mês de agosto, cerimónia onde a nova líder deu especial destaque à criação a breve prazo de um Conselho Consultivo distrital.

“Será paritário. Será constituído por homens e mulheres de todo o distrito de Viana do Castelo, cuja função principal será acompanhar e aconselhar as nossas decisões e a forma como devemos intervir na região”.

Com 43 anos de idade, professora e deputada pelo PS na Assembleia Municipal de Monção, Sandra Vieites chegou a integrar em lugar suplente a lista de candidatos do PS por Viana do Castelo nas eleições legislativas do ano passado.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

 

Últimas