A lua tornou-se laranja, durante a madrugada, no Alto Minho.
Às primeiras horas surgiu branca. No entanto, à medida que foi subindo, a tonalidade mudou.
As imagens, captadas pela Rádio Vale do Minho, evidenciam um fenómeno relacionado com o fumo resultante dos incêndios florestais que estão a afetar o norte e centro do país.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Ao jornal O Minho, a médica pneumologista Diana Pimenta, da Unidade Local de Saúde de Braga, emitiu algumas “recomendações básicas” para a população face ao “imenso fumo” que se faz sentir na região.
De forma geral, refere, a poluição do ar pode “enfraquecer o sistema imunitário e aumentar a vulnerabilidade a infecções respiratórias”.
Para proteger a via aérea, e minimizar os efeitos da poluição atmosférica, resultante dos incêndios, a médica recomenda as seguintes medidas:
- Evitar atividades ao ar livre, nomeadamente que as crianças brinquem no exterior;
- Permanecer no interior das casas, manter janelas e portas fechadas, ligar o ar condicionado para refrigerar as habitações, usar purificadores de ar.
- Usar máscara com filtros adequados (como as N95) de forma a proteger as vias respiratórias da inalação de partículas finas;
- Manter-se hidratado e em lugares frescos;
- Os doentes com patologia respiratória, devem manter a sua medicação habitual de forma rigorosa, estando atentos a possíveis agravamentos dos sintomas, nomeadamente, agravamento da falta de ar e da tosse. Nestes casos, devem, se necessário, recorrer a observação médica.
Comentários: 0
0
0