PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Caminha
Destaques

Alto Minho/Lítio: Serra d’Arga está na “lista negra” – Pode passar diretamente para a exploração

2 Maio, 2019 - 09:56

1884

0

A Serra d’ Arga, em Caminha, “está na lista negra” do lítio. O alarme está a ser soado por Liliana Silva, deputada do PSD na Assembleia da República. De acordo […]

A Serra d’ Arga, em Caminha, “está na lista negra” do lítio. O alarme está a ser soado por Liliana Silva, deputada do PSD na Assembleia da República. De acordo com a parlamentar, a Direção Geral da Energia e Geologia (DGEG) procedeu ao mapeamento das áreas com mais ocorrência de mineralização de Lítio, correspondente aos pedidos e contratos tendo como referência a informação geológica disponibilizada. “A DGEG identificou 11 áreas, nas quais está incluída a Serra D’Arga, as quais não precisarão de prospecção e passarão diretamente para exploração do lítio, entregando o nosso território nas mãos das grandes empresas de extração internacionais”, alerta Liliana Silva.

Durante a audição regimental da Comissão da Economia, Infraestruturas e Obras Públicas, a deputada social-democrata interpelou o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, sobre a matéria. Liliana Silva interrogou o governante socialista sobre “a legitimidade de tomarem estas opções sem ouvirem a população e se tinham conhecimento concreto do património cultural, paisagístico e ambiental que pode ser destruído”.

Na resposta, o Ministro referiu que “ainda não estão tomadas decisões”, mas que “os partidos da oposição devem ter cuidado com os argumentos que utilizam porque não podemos desperdiçar recursos”. Afirmações suficientes para elevar o grau de preocupação da deputada alto-minhota.  “Desta forma, o Ministro abre portas às decisões e vontade do Governo, recentemente veiculadas também pelo Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, que referiu recentemente em declarações à imprensa, que estavam a ser preparados oitos concursos para extração de lítio em Portugal”, considera Liliana Silva.

Recorde-se que, recentemente, foi esta mesma deputada que colocou a temática do lítio na agenda nacional ao ter levado à Assembleia da República preocupações com uma possível prospecção e exploração de Lítio na área de Fojo ( Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez).

 

[Fotografia: Mina de lítio / Ilustrativa / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas