PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez

Alto Minho: João ficou tetraplégico há 7 anos – Viveu escalada em realidade virtual

16 Outubro, 2023 - 16:27

859

0

Tecnologia.

Tetraplégico há 7 anos, João Sousa participou numa escalada munido de óculos de Realidade Virtual com visão 360 graus, através de um percurso feito por amigos no Penedo da Meadinha, na Serra da Peneda e transmitido em tempo real.

 

João Sousa viveu uma experiência única que lhe permitiu voltar a sentir as emoções de uma atividade que o apaixona: escalar.

 

A tecnologia 5G da NOS encurtou os mais de 200km que separavam João do local da escalada.

 

Com o objetivo de recriar bons momentos e devolver ao João as emoções de voltar a escalar, a NOS juntou três escaladores experientes e parceiros do João – Marco Cunha, João Évora e Sérgio Sá – que equipou com smartphones 5G e uma câmara 360º para percorrerem a via número 24 do Penedo da Meadinha (Serra da Peneda), na freguesia da Gavieira, em Arcos de Valdevez.

 

A 270 km de distância desse local, no Pavilhão Desportivo onde habitualmente treinava, em Paião, município da Figueira da Foz, João Sousa utilizou óculos de Realidade Virtual para acompanhar a subida dos amigos, através de uma experiência completa (som e imagem) e muito próxima da realidade.

 

A velocidade ultrarrápida e a baixa latência do 5G da NOS permitiram ao antigo praticante de escalada fazer parte do momento, interagindo em tempo real com os amigos e contemplando, numa visão 360º, a paisagem arrebatadora que se vê do topo do Penedo da Meadinha, a 1000 metros de altitude.

 

 

[Fotografia: Município Arcos Valdevez]

Últimas