O Município de Ponte da Barca deu por concluída a renovação do Museu do Quartzo, localizado junto ao Santuário de Nossa Senhora da Paz, em Barral, Vila Chã de S. João.
Esta intervenção representou, segundo a autarquia, representou um investimento a rondar 300 mil euros.
O projeto envolveu a renovação do museu e a requalificação da área envolvente, incluindo o Parque de Merendas.
[Fotografia: Município P. Barca]
[Fotografia: Município P. Barca]
“Este forte investimento teve como objetivo modernizar este importante foco de atração turística do concelho, que se destaca tanto no turismo religioso quanto no cultural”, explica a edilidade.
A renovação abrangeu espaços, equipamentos e material expositivo, criando melhores condições para peregrinos e visitantes, quer na perspetiva de culto, quer na de conhecimento e lazer.
[Fotografia: Município P. Barca]
Esta beneficiação proporciona aos visitantes “um maior usufruto deste espaço, junto a um local religioso de culto para muitos peregrinos e que representa a identidade e a história da freguesia”, disse o Presidente da Câmara, Augusto Marinho.
[Fotografia: Município P. Barca]
[Fotografia: Município P. Barca]
Recorde-se que é no Museu do Quartzo onde se encontra a maior coleção de cristais de quartzo do País, com centenas de exemplares que podem ser vistos tanto no interior do museu assim como no seu exterior.
É também em Ponte da Barca que existe uma das maiores pedras de quartzo cristalizada da Península Ibérica com 2 metros e 52 centímetros de comprimento, 1,25 metros de altura e três toneladas de peso e, desde maio de 1971, que serve como altar na cripta da capela dedicada à Nossa Senhora que terá aparecido naquele preciso local, 10 e 11 de maio de 1917, testemunhadas pelo pastorinho Severino Alves.
Comentários: 0
0
0