PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Alto Minho: Já se bebe cerveja na “praça do mundo” [FOTOS]

10 Julho, 2025 - 21:08

653

0

Artbeerfest.

Arrancou esta quinta-feira, no centro da vila de Caminha, mais uma edição do Artbeerfest.

 

Trata-se de um dos maiores festivais de cerveja artesanal do país, que este ano reúne mais de 400 cervejas diferentes, provenientes de países de todo o mundo.

 

“Tudo isto emociona-nos muito. Estamos numa quinta-feira e isto já está assim”, disse Otávio Costa, diretor do evento, perante uma já considerável moldura humana presente no recinto às 18h30.

 

“A coisa promete… ainda vamos ter de alargar esta praça”, disse em jeito de brincadeira.

 

“O Artbeerfest é uma marca que se foi consolidando ao longo do tempo. Todas estas cervejas são fruto do trabalho dos cervejeiros que estão aqui”, prosseguiu Otávio Costa com uma saudação especial a vervejeiros de Seoul, Coreia do Sul, “que vieram de tão longe para estar aqui”.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Por sua vez, o Presidente da Câmara, Rui Lages, mostrou-se muito satisfeito com o patamar que o Artbeerfest alcançou após estes anos.

 

“É um enorme orgulho estar uma vez mais aqui, nesta praça, cheia de gente. Mas, acima de tudo, cheia de bons amigos! Que ninguém tenha dúvidas de que este é o maior certame do género ao nível nacional e um dos maiores da Europa”, assegurou Rui Lages.

 

“Hoje, esta é uma praça do mundo! E isso deixa-nos muito felizes”, acrescentou o autarca.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Como manda a tradição, seguiu-se a tradicional abertura do barril de cerveja.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

No total, são 17 países que estão presentes na próxima edição do Artbeerfest Caminha.

 

Dos Estados Unidos da América chegam três cervejeiras: uma de Miami e duas de Nova Iorque.

 

Proveniente do outro lado do mundo, de Seoul, na Coreia do Sul, chega a Seoul Brewery. É a primeira cervejeira asiática presente no ArtBeerFest.

 

Vinda da Argentina, aparece a repetente Juguetes Perdidos.

 

A Europa está em peso, como vem sendo habitual. No total são 13 países: Espanha, Italia, Bélgica, Eslovaquia, Países Baixos, Inglaterra, Dinamarca, Chequia, Estonia, Suécia, Suiça, Grécia, e a estreante Ucrânia.

 

Portugal está presente com 28 marcas, de entre as quais se destacam a Topazio e a Onyx que vão celebrar 100 anos neste festival.

 

Estão também presentes a Going Gremlin, Dois Corvos, Musa, Pobeira, 12 Marias, Rima, entre outras.

 

O Artbeerfest é responsável por milhares de visitantes a esta vila todos os anos. 

 

Este evento, recorde-se, foi reconhecido como “Melhor Festival Não Musical” da Península Ibérica pelos conceituados Iberian Festival Awards.

 

O Artbeerfest Caminha é organizado pela OG&Associados, uma empresa de produção de eventos portuguesa, que se destaca no apoio e na dinamização do sector da cerveja artesanal no país, liderando de forma incontestável a organização de festivais temáticos.

 

Em 2013, surpreendeu todos com a organização do Artbeerfest em Caminha – fora dos ‘previsíveis’ centros urbanos – num momento em que praticamente não havia produção nacional e em que mal se ouvia falar do tema por cá.

 

A edição deste ano vai prolongar-se até domingo.

 

 

[crédito fotografias capa: Rádio Vale do Minho]