Fien. Assim foi batizada a tempestade que vai começar este domingo e que deverá atingir a Galiza e o Alto Minho com bastante neve, segundo as previsões dos vários serviços meteorológicos.
O nome, segundo o portal Meteo Trás os Montes – Portugal, foi escolhido pela Agência Estatal de Meteorologia, de Espanha.
Uma enorme massa de ar polar vai invadir Portugal a partir deste domingo. As previsões dos meteorologistas afinaram ainda mais e confirma-se uma vasta onda de frio durante a próxima semana.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já emitiu um alerta para a passagem de “superfícies frontais frias” que vão atravessar o País de norte a sul.
No Alto Minho, há possibilidade de queda e acumulação de neve em Castro Laboreiro (Melgaço); Riba de Mouro (Monção) e até mesmo na Serra d’Arga (Caminha).
Oficialização do nome da tempestade que começa dentro de horas
[Fonte: AEMET / Via Meteo Trás os Montes – Portugal]
Também durante os próximos dias, e segundo o IPMA, “prevê-se uma intensificação do vento no litoral e nas terras altas, onde soprará moderado a forte, com rajadas. As baixas temperaturas associadas ao vento forte aumentarão o desconforto térmico”.
O IPMA alerta ainda para “um aumento da agitação marítima na costa ocidental a partir de dia 16 (aviso amarelo emitido a norte do Cabo Raso), mantendo-se a vigilância, e se necessário agravamento do nível do aviso”.
Engraçado amanhã da chuva … Muita treta e da barata nestas noricias