PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
País

Alto Minho: Já começou o eclipse – Vai durar até perto do meio-dia

10 Junho, 2021 - 10:18

352

0

PUB Já começou o eclipse solar. É considerado o “evento astronómico mais importante do ano em Portugal”. “Este é um eclipse anular, pois a órbita elíptica da Lua coloca-a ligeiramente […]

PUB

Já começou o eclipse solar. É considerado o “evento astronómico mais importante do ano em Portugal”.

“Este é um eclipse anular, pois a órbita elíptica da Lua coloca-a ligeiramente mais distante da Terra do que a média quando Sol, Lua e Terra ficam alinhados. Por isso não consegue tapar completamente o disco solar e provocar um eclipse total, ficando um anel de Sol visível à volta da Lua. E isto seria o que poderiam ver… se estivessem perto do polo Norte!”, explicou ao Postal Ricardo Cardoso Reis, licenciado em Astronomia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

No entanto, em Portugal, este fenómeno não vai ter a espetacularidade de outros eclipses. “Será observado apenas como parcial, com a porção da nossa estrela a ser tapada pela Lua a ser tanto maior, quando mais para o Norte e para o litoral estiverem”.

 

 

Ponto máximo do eclipse será atingido às 11h36 com 11,1% do sol oculto pela lua

[Fonte: timeanddate.com]

 

 

O início do fenómeno ocorreu às 9h48 da manhã. O ponto máximo do eclipse deverá ocorrer às 10h39 com os tais 11,1% do sol ocultos pela Lua. Daí em diante será sempre a descer, com o final do eclipse previsto para as 11h36.

O Observatório Astronómico de Lisboa referiu que a alteração da luminosidade não é percetível, e que o eclipse parcial será facilmente notado ao olhar para o Sol com óculos de segurança.

Depois deste, o próximo eclipse do Sol visível no distrito de Viana do Castelo ocorrerá apenas em 2024, mais precisamente a 8 de abril. No entanto, a perceção do fenómeno será quase nula tendo em conta que a lua irá tapar uma percentagem muito reduzida do sol.

 

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

 

PUB

Últimas