PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Alto Minho

Alto Minho: IPMA lança alerta de frio – Três concelhos vão descer a 1ºC e um vai aos 0ºC

18 Dezembro, 2023 - 00:46

8199

0

Meteorologia.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para temperaturas mínimas baixas no continente, sobretudo nas noites de segunda e terça-feira.

 

No Alto Minho, Monção, Ponte da Barca e Ponte de Lima deverão descer a 1ºC na próxima terça-feira.

 

Não serão os mais frios, tendo em conta que o IPMA prevê que Viana do Castelo chegue mesmo aos 0ºC neste mesmo dia.

 

 

Viana do Castelo deverá descer aos 0ºC na terça-feira

[Fonte: IPMA]

 

 

Para já, o Alto Minho encontra-se sem avisos meteorológicos. No entanto, os distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu já se encontram sob avisto amarelo devido ao frio. Aqui, os termómetros podem descer aos -5ºC já esta segunda-feira.

 

“Devido à influência de um anticiclone localizado no norte da Península Ibérica, quase estacionário, prevê-se nas próximas duas noites (18 e 19 de dezembro) valores baixos de temperatura mínima um pouco por todo o território do continente, em especial nas zonas de vale ou mais abrigadas”, indicou o IPMA, em comunicado.

 

Está prevista a ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal, mais provável no interior norte e centro, que poderá persistir em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta.

 

De acordo com o IPMA, prevê-se que a temperatura mínima atinja valores abaixo de 0º C (graus Celsius) em grande parte do interior norte e centro, sendo entre 0 e 3°C no interior sul e entre 3 e 7° C no litoral.

 

Por outro lado, segundo o instituto, a temperatura máxima “deverá apresentar-se dentro ou mesmo ligeiramente acima do normal para a época do ano, esperando-se valores entre 7 e 13° C no interior norte e centro e entre 13 e 17° C para o restante território”.

 

Para o final do dia 19 prevê-se uma alteração temporária na situação meteorológica, com a aproximação e passagem de uma superfície frontal, que trará um aumento de nebulosidade e precipitação fraca, que resultará num aumento da temperatura mínima no dia 20.

 

No Alto Minho, as temperaturas máximas não vão sofrer grande variação. Deverão manter-se na ordem dos 13ºC.

 

O vento vai soprar fraco.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Meteo Trás os Montes – Portugal]

Últimas