PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Alto Minho: Hoje é dia de ver dois compassos pascais a atravessar o rio

10 Abril, 2023 - 00:01

1208

0

Lanço da Cruz.

Realiza-se esta segunda-feira, no Parque Natural da Senhora da Cabeça, junto ao rio Minho, em Valença, o tradicional Lanço da Cruz.

 

De referir que esta cerimónia realiza-se sempre na segunda-feira imediatamente a seguir ao Domingo de Páscoa. Está integrada nas Festividades em Honra de Nª Srª da Cabeça, na União de Freguesias de Valença e Cristelo Côvo, naquele concelho.

 

Trata-se de uma tradição luso-galaica, com séculos de existência, que anualmente se repete no Parque Natural da Senhora da Cabeça, junto ao rio Minho. É ponto de confluência de milhares de peregrinos de todo o Noroeste Peninsular.

 

Ao entardecer, pelas 17h00, depois da visita pascal à freguesia de Cristelo-Côvo (Valença), o pároco, devidamente paramentado e com uma cruz ornamentada, entra num barco de pesca e dirige-se até à margem espanhola onde dá a cruz a beijar aos paroquianos da outra margem.

 

Entretanto com o pároco português regressa, no barco, o pároco de Sobrado – Torron, concelho de Tomiño (Galiza), dando a cruz a beijar aos peregrinos que aguardam junto ao rio, na margem portuguesa.

 

Várias embarcações portuguesas e galegas acompanham este compasso pascal, numa autêntica procissão fluvial, nas águas do Minho.

 

 

Carpinteira quer Lanço da Cruz elevado a Património Imaterial

Recorde-se que o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, tem vindo a manifestar a intenção de ver o Lanço da Cruz elevado a Património Imaterial de Portugal e transfronteiriço.

 

“A Câmara Municipal de Valença, em parceria com a União de Freguesias de Arão, Cristelo Covo e Valença e a Paróquia de Cristelo Covo esta a trabalhar no sentido de classificar esta festividade como Património Imaterial Nacional”, refere o Município em nota divulgada.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município Valença]

Últimas