PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: ‘Havemos de ir a Viana’ (de Flávio Cruz) soma mais um troféu [VÍDEO]

6 Outubro, 2022 - 22:33

850

0

Vídeo foi lançado em plena pandemia da COVID-19.

O vídeo musical Havemos de ir a Viana, realizado pelo vianense Flávio Cruz e lançado em 2020, somou mais um troféu. Foi galardoado com o Prémio Especial do júri, na 10ª edição do “Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival”, a decorrer em Sesimbra.

 

Oriundos de 12 países, os 15 membros do júri do Festival consideram que a qualidade dos filmes a concurso (138 de 57 países) torna as suas decisões muito difíceis.

 

Quem assiste aos filmes tem o privilégio de fazer uma viagem à volta do mundo, uma vez que o principal propósito dos diversos trabalhos é promover turisticamente as várias localidades, ou países, de onde os filmes são oriundos.

 

O vídeo da canção Havemos de ir a Viana de Alain Oulman, com letra de Pedro Homem de Melo e cantado por Amália Rodrigues, que reuniu, em 2020, contributos de 48 artistas e músicos locais, das mais variadas áreas musicais, continua, assim, a dar enorme contributo para a promoção de Viana do Castelo e da Romaria da Sra. d’Agonia.

 

Este Festival, organizado pela Arrábida Film Commission em colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra, ajuda a afirmar a região da Arrábida como um destino privilegiado para diretores e produtores de cinema e todos os participantes são desafiados a produzir um pequeno vídeo que promova o próprio festival, a região, ou o país.

 

A prova do seu sucesso tem sido o aumento do número de pedidos para filmar na região tanto da parte de grandes empresas de produção, como de campanhas publicitárias, tornando-a num exemplo de sucesso enquanto região cine-turística, sem descurar a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.

 

A região procura também encorajar as novas gerações a dirigir e a produzir filmes de viagens, aproveitando o facto da Arrábida ser “detentora do título” de região com mais horas de luz para filmar na Europa.

 

O Festival é já considerado uma referência a nível internacional a avaliar pelos convites que recebe para ser parceiro de prestigiados festivais internacionais, pela atenção que desperta na imprensa internacional e, também, pelo crescente número de trabalhos a concurso.

 

Em 2020, devido às restrições causadas pela pandemia, a organização abriu o programa das festas, essencialmente online, com um videoclipe inédito, da autoria do vianense Flávio Cruz, que reuniu, pela voz e pela arte, 48 artistas do fado ao hip-hop.

 

O projeto no âmbito da marca Somos Todos Romaria pretendeu desta forma relembrar a alegria vivida durante a Romaria e mostrar a vontade dos vianenses de voltar a vivê-la em plenitude. Só no dia da estreia o videoclipe foi visto 500 vezes por minuto e ultrapassou um milhão de visualizações nas três plataformas das redes sociais, nos cinco dias da festa.

 

“Foi um desafio, em plena pandemia, conseguir que as pessoas sentissem a festa à distância através da música que mais significado tem na Romaria d’Agonia. O outro desafio foi juntar estilos tão distintos mantendo este sentimento coletivo. A grande vontade que todos temos de ter a Romaria de volta às ruas de Viana do Castelo foi a grande força deste projeto que correu os quatro cantos do mundo”, destacou na altura Flávio Cruz.

 

Recorde o vídeo:

 

 

[Fotografias capa: DR/Flávio Cruz]

Últimas