PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Alto Minho: Grande Rota do PNPG promete mais conhecimento aos turistas

15 Novembro, 2017 - 03:07

220

1

“A Grande Rota do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) é já um anseio antigo manifestado pelos visitantes, turistas e pelos próprios residentes na região”. As palavras são de Sónia […]

“A Grande Rota do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) é já um anseio antigo manifestado pelos visitantes, turistas e pelos próprios residentes na região”. As palavras são de Sónia Almeida, Administradora Delegada da ADERE Peneda Gerês, uma das oradoras da sessão de apresentação deste projeto que decorreu esta terça-feira, no Auditório da Porta de Lamas de Mouro, em Melgaço. “Em tempos registou-se uma tentativa de marcar uma grande rota que atravessasse todo o parque e que assim permitisse aos turistas andarem a pé. Há três anos decidimos avançar com este projeto, com a candidatura no sentido de termos financiamento para a desenvolver e agora estamos numa fase de auscultação das pessoas”, explicou a responsável à Rádio Vale do Minho.

Para já, o traçado provisório estende-se ao longo de cerca de 190 quilómetros. Atravessa os cinco municípios do PNPG, unindo-os em 13 etapas pedonais. “As grandes vantagens passam sobretudo por um maior conhecimento que irá ser dado aos turistas sobre o nosso património, tanto o natural como o construído… desde as aldeias, passando pelos lagares até aos moinhos”, continuou Sónia Almeida.

A fase da auscultação da população arrancou precisamente esta terça-feira. No total serão feitas cinco sessões a ter lugar nas portas do PNPG. A primeira já se realizou, nas Portas de Lamas de Mouro. A equipa segue agora para Terras de Bouro, com nova sessão marcada para a próxima terça-feira.

Este projeto tem o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Portugal 2020 e do Norte 2020.

 

Últimas