PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Gostava de ver o cometa verde? Vem aí a melhor noite – Saiba a hora

1 Fevereiro, 2023 - 16:48

3137

0

Astronomia.

Esta noite as atenções astronómicas estão todas concentradas no c/2022 E3 (ZTF).

 

Depois de uma última visita que terá acontecido há cerca de 50 mil anos, o cometa está de regresso, com a expectativa de poder ser observado sem a necessidade de recorrer a telescópios, quando atingir o ponto mais próximo da Terra, refere o Sapo Tek.

 

O C/2022 E3 (ZTF) terá vindo da nuvem Oort, a grande concentração de cometas que se acredita existir no limite do sistema solar, localizada a uma distância de 100.000 UA (distância média entre a Terra e o Sol). A Nuvem de Oort também está a um quarto da distância da Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol.

 

Com apenas um quilómetro de diâmetro, este viajante espacial tem no tom esverdeado o seu principal atrativo. Acredita-se que o brilho verde, igualmente presente noutros cometas, surja de uma interação entre a luz do Sol e o carbono diatómico.

 

O melhor período de observação do pequeno corpo rochoso esverdeado regista-se esta madrugada. Estando todas as condições reunidas, o cometa c/2022 E3 até poderá ser visto “a olho nu”, não sendo necessária qualquer proteção visual.

 

Vai ajudar se estiver num local sem poluição luminosa e sem nuvens. Com um par de binóculos, o viajante espacial deverá aparecer como um objeto incolor e difuso, sem apresentar o seu peculiar tom verde.

 

altura de maior visibilidade começa por volta das 23h50m em Portugal Continental desta quarta-feira, terminando com a luz do amanhecer do dia 2 de fevereiro.

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Espaço

Últimas