A GNR vai promover, de 19 a 28 de maio, cinco ações de sensibilização nos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Paredes de Coura, no âmbito da Campanha “Floresta Segura 2025”.
As ações terão lugar nas seguintes datas e locais:
- 19 de maio, entre as 08h00 e as 11h00, na feira quinzenal de Ponte de Lima;
- 21 de maio, entre as 08h00 e as 11h00, na feira quinzenal de Ponte da Barca;
- 24 de maio, entre as 08h30 e as 10h30, na feira quinzenal de Paredes de Coura;
- 26 de maio, entre as 08h00 e as 10h00, na feira quinzenal de São Julião de Freixo (Ponte de Lima);
- 28 de maio, entre as 08h00 e as 11h00, na feira quinzenal dos Arcos de Valdevez.
A campanha tem como objetivo a realização de ações de sensibilização e monitorização, bem como ações de fiscalização, vigilância e deteção de incêndios rurais (IR), investigação das respetivas causas e dos crimes de incêndio florestal, e validação das áreas ardidas. Estas ações visam prevenir, detetar, combater e reprimir atividades ilícitas, contribuindo para a segurança das populações e dos seus bens, bem como para a preservação do património florestal.
A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva e num esforço de patrulhamento nas áreas florestais.
A GNR relembra que:
- As queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal;
- A realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos;
- Para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel.
Comentários: 0
0
0