A GNR resgatou ontem, quinta-feira, em Paredes de Coura, uma Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo).
Na sequência de uma denúncia a informar sobre o aparecimento da ave numa área rural do concelho, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, identificaram a sua localização e “efetuaram a recolha do animal, que se encontrava ferido”, refere aquela autoridade.
A ave foi inicialmente acolhida nas instalações da Guarda, tendo sido posteriormente entregue ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana, relembra que este género de aves encontra-se protegida e que a sua detenção está regulamentada pelo Decreto-Lei n.º 121/2017, de 20 de setembro, que assegura a aplicação em Portugal da Convenção CITES (comércio internacional de espécies de fauna e flora selvagens ameaçadas) e respetivos regulamentos europeus.
Estando, assim, definidas as normas para o comércio, detenção e registo nacional (CITES) destas espécies, visando a conservação da natureza.
Comentários: 0
0
0