PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Alto Minho ganha uma Basílica

16 Agosto, 2025 - 14:16

875

0

Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Viana do Castelo, foi este sábado elevado à categoria de Basílica.

 

Em nota divulgada, a Diocese de Viana do Castelo refere que o Bispo, D. João Lavrador  comunica que “o Dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, na pessoa do Prefeito deste Dicastério, Sua Eminência Cardeal Artur Roche, com data de 27 de Junho de 2025, atribuiu a concessão do título de Basílica Menor à Igreja do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Viana do Castelo”.

 

“Em tempo de preparação para o Jubileu da criação da nossa diocese, sentimos esta graça como impulso a progredirmos sempre mais na renovação das nossas comunidades cristãs à luz do Evangelho, auscultando os Sinais dos Tempos e orientados pela Doutrina Conciliar do Vaticano II”, refere D. João Lavrador.

 

Mas qual a diferença entre Santuário e Basílica?

De acordo com o portal A12, um Santuário é uma “Igreja ou paróquia digna de apreço pelas relíquias que contém, normalmente do padroeiro de uma localidade, pela grande movimento de devotos ou sinais visíveis de grandes graças daí obtidas”.

 

“O local ganha esse título por ser preparado e específico para a peregrinação, na busca dos sinais da experiência de fé, porque ali acolhe muitas pessoas para celebrações eucarísticas, para o atendimento sacramental, para o aconselhamento, sendo um local de afluxo de peregrinos e de romarias”, lê-se.

 

Uma Basílica “é considerada um templo católico de grande porte, com estrutura e capacidade para receber milhares de fiéis e até mesmo o Papa”.

 

O templo junta-se agora a outra das Basílicas do Minho e uma das mais conhecidas em todo o País: a do Santuário do Sameiro, em Braga.

 

 

[crédito fotografia: DR]