PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Galiza

Alto Minho/Galiza: ‘Ponte nas Ondas’ distinguido pela UNESCO

1 Dezembro, 2022 - 21:03

578

0

No 17º Comité Intergovernamental que decorreu em Rabat, Marrocos.

O projeto luso-galaico Ponte nas Ondas foi hoje inscrito no registo de boas práticas do Património Cultural Imaterial da UNESCO, no 17º Comité Intergovernamental que decorreu em Rabat, Marrocos.

 

“É um imenso orgulho, para Valença e para a nossa região transfronteiriça, ver reconhecida pela UNESCO a nossa cultura raiana e o trabalho de décadas de professores e alunos, em valorizar aquilo que é o nosso ADN e que mais nos identifica. Felicito a Associação Ponte nas Ondas e todos quantos direta ou indiretamente, ao longo destes 30 anos, foram dando o seu contributo para que este sonho, a partir de hoje, seja uma realidade”, disse o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

 

Para a UNESCO, o projeto Ponte nas Ondas “é uma iniciativa que destaca a participação das comunidades na salvaguarda do património cultural imaterial partilhado”. A UNESCO considera, também, que “este projeto pode ser inspirador e servir de modelo internacional aplicável em outras áreas geográficas do mundo”.

 

Na reunião da UNESCO, em Rabat, marcaram presença a professora Esmeralda Carvalho, presidente da Associação Ponte nas Ondas de Portugal, Rosa Batoreu, Embaixadora de Portugal na UNESCO em Paris, Isaac Sastre, director geral do Património e Belas Artes do Ministério da Cultura de Espanha, Roman Rodriguez, Conselleiro da Cultura e Formação Profissional da Xunta de Galicia e o professor Santiago Veloso, presidente da Associação Ponte nas Ondas em Espanha.

 

Recentemente a Câmara Municipal de Valença assinou um protocolo de cooperação com a Associação Ponte nas Ondas com vista à instalação em Valença do Centro de Interpretação do Património Imaterial Galaico Minhoto, no edifício da Antiga Alfândega.

 

 

[Fotografia: Município Valença]

Últimas