PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Exploração de lítio na Serra d’Arga chega à Comissão Europeia

3 Março, 2020 - 17:28

224

0

PUB José Gusmão, deputado europeu pelo Bloco de Esquerda, vai levar o tema da exploração de lítio na Serra d’ Arga, em Caminha, à Comissão Europeia. A garantia, de acordo […]

PUB

José Gusmão, deputado europeu pelo Bloco de Esquerda, vai levar o tema da exploração de lítio na Serra d’ Arga, em Caminha, à Comissão Europeia. A garantia, de acordo com o jornal O Caminhense, foi deixada durante uma reunião entre aquele parlamentar com movimentos contra a exploração de lítio na Serra d’ Arga: Movimento SOS Serra d’ Arga e Corema – Associação de defesa do património, local candidato a área protegida.

“Apesar de esta exploração ser incompreensível pelo facto de o lítio nesta zona ser escasso, disperso e difícil de extrair, o Governo coloca esta vasta área a concessão de 30 anos para exploração predatória de privados – com o apoio de 7 mil milhões da União Europeia – o que colocará em causa várias áreas populacionais, muita agricultura de proximidade, a qualidade do ar e da água, bem como o habitat de mais de 500 espécies botânicas e 180 vertebrados selvagens já identificados”, disse José Gusmão.

O deputado assegurou que vai colocar uma questão à Comissão Europeia sobre a exploração de lítio nesta região, nomeadamente sobre a proximidade da área de concessão a zonas de interesse comunitário.

A Serra d’Arga, no distrito de Viana do Castelo, abrange uma área de 10 mil hectares, dos quais 4.280 se encontram classificados como Sítio de Importância Comunitária.

O Governo quer criar em 2020 um cluster do lítio e da indústria das baterias e vai lançar um concurso público para atribuição de direitos de prospeção de lítio em nove áreas do país.

Para além dos dois contratos já anunciados em Montalegre e Boticas, serão abrangidas as áreas de Serra d’Arga, Barro/Alvão, Seixo/Vieira, Almendra, Barca Dalva/Canhão, Argemela, Guarda, Segura e Maçoeira. A aposta faz parte da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas