O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, vai receber, entre 8 e 21 de julho, cerca de 30 estudantes de vários países, que vão participar numa escola de verão sobre arquitetura tradicional.
Segundo o jornal O Minho, são esperados estudantes, acompanhados por professores de várias escolas de arquitetura de Portugal, Espanha, Estados Unidos, as brandas de São Bento do Cando, Alhal, Busgalinhas, na Gavieira.
O programa inclui visitas à vila do Soajo, a Padrão, Vilarinho do Souto, ao mosteiro de Ermelo, à aldeia de Sistelo, entre outros locais.
A escola de verão é organizada pela Fundação Culturas de Edifícios Tradicionais, em parecia com as delegações portuguesa e espanhola da INTBAU, uma rede internacional dedicada ao estudo, divulgação e promoção da arquitetura e urbanismo tradicional, estando representada em mais de 40 países e, em colaborações com diversas instituições.
Desde 2018, as delegações de Portugal e Espanha, têm vindo a realizar as escolas de verão, alternadamente nos dois países.
Classificado monumento nacional em outubro de 2023, o santuário de Nossa Senhora da Peneda, no Parque Nacional de Peneda-Gerês (PNPG), foi erguido entre finais do século XVIII e o terceiro quartel de novecentos, na continuidade do culto a Nossa Senhora das Neves documentado no local desde o século XIII, em espaços sucessivamente ampliados.
Comentários: 0
0
0