O Santuário de Nossa Senhora da Paz, no Barral, Ponte da Barca, recebeu, no ano de 2022, cerca de 20 mil peregrinos. O dobro relativamente a 2019 e depois de dois anos condicionados pela pandemia da COVID-19.
A Confraria de Nossa Senhora da Paz destaca os esforços que a Câmara Municipal de Ponte da Barca tem encetado para promover uma melhoramento daquele espaço integrado num local de culto religioso, proporcionando aos peregrinos e visitantes um maior usufruto do mesmo, através de várias intervenções que se inserem na estratégia da autarquia de promoção do Turismo religioso.
Recorde-se que depois de vários arranjos exteriores, é intenção da Câmara Municipal dar inicio às obras de requalificação do museu do quartzo, onde se encontra a maior coleção de cristais de quartzo do país, com centenas de exemplares que podem ser vistos tanto no interior do museu assim como no seu exterior.
É também em Ponte da Barca que existe uma das maiores pedras de quartzo cristalizada da Península Ibérica com 2 metros e 52 centímetros de comprimento, 1,25 metros de altura e três toneladas de peso e, desde maio de 1971, que serve como altar na cripta da capela dedicada à Nossa Senhora que terá aparecido naquele preciso local, 10 e 11 de maio de 1917, testemunhadas pelo pastorinho Severino Alves.
Comentários: 0
0
0