PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez

Alto Minho: Este foi o último palco de Eunice Muñoz por cá – Partilhou-o com a neta

15 Abril, 2022 - 11:33

337

0

Eunice Muñoz faleceu esta sexta-feira, aos 93 anos.

Aconteceu no dia 12 de junho do ano passado, na Casa das Artes em Arcos de Valdevez. O Alto Minho aplaudiu ao vivo, pela última vez, Eunice Muñoz, um dos maiores nomes do teatro português. A peça chamava-se A Margem do Tempo

 

No ano em que celebrou 20 anos, a Casa das Artes de Arcos de Valdevez retomava a sua programação regular, ainda em tempo mais intenso de pandemia da COVID-19.

 

A imprensa dava já conta na altura de que a veterana atriz sentia-se já “preparada” para abandonar os palcos. A peça era também, por isso, um passar de testemunho à sua neta Lídia Muñoz e às gerações vindouras.

 

A reconhecida atriz assumia mais uma vez um papel interventivo na sua carreira, neste espetáculo íntimo, onde avó e neta contracenavam ao som de uma banda sonora original criada e interpretada pelo maestro Nuno Feist, confrontando-nos com várias reflexões sobre a mulher na nossa sociedade.

 

 

 

Foi no dia 12 de junho do ano passado que o Alto Minho aplaudiu ao vivo Eunice Muñoz pela última vez

 

 

 

A atriz Eunice Muñoz morreu esta sexta-feira, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, aos 93 anos. Nascida na Amareleja, no distrito de Beja, em 1928, Eunice Muñoz completou em novembro 80 anos de carreira.

 

A estreia de Eunice Muñoz aconteceu exatamente no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em 28 de novembro de 1941, na peça “Vendaval”, de Virgínia Vitorino, com a Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, que aí se encontrava sediada.

 

Filha e neta de atores de teatro e de artistas de circo, ao longo da carreira Eunice Muñoz entrou em perto de duas centenas de peças, trabalhou com cerca de uma centena de companhias, segundo a base de dados do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, no cinema e na televisão, o seu nome está associado a mais de oito dezenas de produções de ficção, entre filmes, telenovelas e programas de comédia.

 

Em abril do ano passado, Eunice Muñoz foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, cerca de três anos depois de ter recebido a Grã Cruz da Ordem de Mérito.

[Fotografia: DR]

Últimas