PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Alto Minho: Este elevador faz hoje 100 anos (e vai voltar ao ‘sobe e desce’)

2 Junho, 2023 - 00:01

818

0

Centenário.

O Elevador Funicular de Santa Luzia, em Viana do Castelo, comemora esta sexta-feira 100 anos de existência.

 

Foi no dia 2 de junho de 1923 que esta obra da engenharia foi inaugurada e apresentada ao povo. Vencendo um desnível de 160 metros, em seis minutos, apresenta a viagem mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 650 metros.

 

As comemorações vão ficar certamente marcadas pela reentrada em funcionamento do elevador, esta sexta-feria, após 10 meses de paragem para remodelação.

 

Em agosto do ano passado, recorde-se, parou devido a uma anomalia detetada num dos cabos.

 

 

Assinatura de Bernardo Pinto Abrunhosa

Foi nos inícios de 1922 que a obra começou a ter lugar. Em seis meses, o engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa tornou real aquele que viria a ser um dos mais emblemáticos funiculares do país.

 

Em 2001, sendo concessionária a empresa Somartis, foi desativado e entrou em processo de degradação.

 

Foi adquirido pela Câmara de Viana em junho de 2005 e submetido a trabalhos de restauração por parte das empresas Efacec/Liftech. Algumas peças foram fabricadas em Espanha, nomeadamente as carruagens, na empresa Ingeniería y Servicios de Montaña (ISM), de Saragoça.

 

Foi reaberto ao público em 05 de abril de 2007.

 

 

Comemorações começam no Parque das Tílias

As comemorações do centenário do Elevador de Santa Luzia começam pelas 17h00, com a abertura da Praça Centenário, no Parque das Tílias, que conta com a estação dos sabores “Food & Drinks”, oficinas infantis e o desafio “Aprende a conduzir com a By Wheels”.

 

Às 18h30, terá lugar a sessão comemorativa do centenário, na Estação Superior do Elevador.  Às 19h30, ainda no Parque das Tílias, será inaugurada a exposição “O Elevador de Santa Luzia: um património centenário”, seguida de um teatro infantil.

 

Às 20h00, dá-se o concerto dos Contraponto, às 21h30 uma atuação do DJ Padre Guilherme, seguido de atuação do DJ Pedro Faria, às 23h00, com vista a terminar pelas 2 da manhã.

 

As comemorações prolongam-se durante todo o fim de semana e, dia 3, será organizada a caminhada “Trilho Interpretativo de Santa Luzia”, com visitas à Citânia e ao Zimbório, a partir das 9h00.

 

Já a 4 de junho, acontece o II Vertical Elevador de Santa Luzia, uma competição de SkyRunning disputada em percurso ascendente que acompanha os carris do elevador.

 

 

[Fotografias capa: Olhar Viana do Castelo | DR]

Tópicos:

#Efeméride

Últimas