PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Alto Minho: Este é o Município “mais amigável das famílias numerosas” no distrito

20 Julho, 2022 - 18:48

1249

0

Ranking.

Melgaço voltou a ser considerado o “município mais amigável das famílias numerosas” do Alto Minho pelo 3º ano consecutivo.

 

O município tinha já conquistado esta posição em 2015, 2019 e 2020. Os dados são da 7ª edição do Estudo Comparativo dos Tarifários de Abastecimento de Água de Portugal, promovido pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas.

De acordo com este relatório, a nível nacional, Melgaço ocupa o 27º lugar num universo de 308 municípios portugueses.

 

Esta classificação é o resultado do “índice de Equidade Familiar – Ranking da Água: Discriminações familiares”, onde Melgaço ocupa a 40ª posição a nível nacional, e do “Índice de municípios de residência das famílias – Ranking da Água”, ocupando Melgaço a 145ª posição a nível nacional.

“É uma excelente posição a nível regional e nacional. É o resultado de uma política de preços que não penaliza os agregados familiares maiores, mesmo considerando que o seu padrão de consumo tende a ser maior e, portanto, a situar-se em escalões com um tarifário mais caro”, disse o presidente da Câmara, Manoel Batista.

 

Em prol do desenvolvimento social e económico, Melgaço tem vindo a apostar num conjunto de iniciativas assentes numa estratégia de desenvolvimento sustentável do concelho e de melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

 

“Este é também o resultado da política de criação de novas oportunidades que temos adotado para as pessoas e para os agentes económicos do concelho. E são várias as áreas de atuação no âmbito desta estratégia, como agora vemos reconhecido o nosso trabalho”, acrescenta o autarca.

Com o objetivo de se dissuadir o consumo excessivo de água, Melgaço realiza a tarifação segundo escalões de consumo, com valor crescente. No entanto, tendo em conta que esta situação não entra em linha de conta com a dimensão da família, o que leva a que a tarifação penalize fortemente as famílias mais numerosas, a autarquia melgacense adotou a manutenção de escalões para as famílias com um agregado igual ou superior a 5 pessoas.

 

E ainda, relativamente aos Bombeiros Voluntários de Melgaço, e unicamente em contratos de serviços para habitações, adotou a medida Tarifário Social Doméstico, nos tarifários de água, saneamento e resíduos.

Em 2022, a autarquia de Melgaço voltou a dar continuidade ao Plano de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PDSS). O plano transversal com 12 medidas de apoio, criado em 2008, representa o trabalho e esforço de Melgaço, no sentido de melhorar a sua prestação no que concerne a apoios sociais, com o propósito de melhorar as condições de vida da população.

 

“O município tem congregado esforços através da implementação de diversas medidas de forma a atenuar e/ou colmatar as carências da população”, concluiu Batista.

 

Medidas estas que podem ser consultadas aqui.

 

 

[Fotografia: Alma de Viajante]

Últimas