PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez

Alto Minho: Este concelho vai ser o primeiro do país a ter uma rede de estações meteorológicas

27 Abril, 2023 - 00:16

1993

0

Meteorologia.

O concelho de Arcos de Valdevez vai ser o primeiro do país a dispor, a partir de setembro, de uma rede integrada de estações meteorológicas para apoiar a proteção civil, forças de segurança e atividades económicas, segundo o portal Greensavers.

 

O projeto, inovador em Portugal, vai ser apresentado no próximo dia 6 de maio.

 

No total serão três estações e duas delas já estão instaladas: uma no Centro de Ciência Vida Padre Himalaya. A segunda está situada em ambiente de encosta, no centro de meios aéreos de Arcos de Valdevez. A terceira vai ser colocada no Centro Interpretativo do Mezio.

 

Os coordenadores deste projeto explicam que a “ligação em rede das estações meteorológicas permite disponibilizar informação, na hora, através de uma plataforma online que vai ser criada para o efeito, bem como relatórios climáticos mensais”.

 

A prevenção é palavra de ordem, sendo que os dados disponibilizados online poderão ser analisados por entidades de todo território nacional e da Galiza.

 

A constituição da rede municipal de estações meteorológicas começou a ser trabalhada, em 2019, numa parceria entre o agrupamento de escolas de Freixo, o Cenfipe – Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação das escolas do Alto Lima e Paredes de Coura e a Câmara de Arcos de Valdevez.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/Odisseias]

Tópicos:

#Meteorologia

Últimas