O concelho de Arcos de Valdevez vai ser o primeiro do país a dispor, a partir de setembro, de uma rede integrada de estações meteorológicas para apoiar a proteção civil, forças de segurança e atividades económicas, segundo o portal Greensavers.
O projeto, inovador em Portugal, vai ser apresentado no próximo dia 6 de maio.
No total serão três estações e duas delas já estão instaladas: uma no Centro de Ciência Vida Padre Himalaya. A segunda está situada em ambiente de encosta, no centro de meios aéreos de Arcos de Valdevez. A terceira vai ser colocada no Centro Interpretativo do Mezio.
Os coordenadores deste projeto explicam que a “ligação em rede das estações meteorológicas permite disponibilizar informação, na hora, através de uma plataforma online que vai ser criada para o efeito, bem como relatórios climáticos mensais”.
A prevenção é palavra de ordem, sendo que os dados disponibilizados online poderão ser analisados por entidades de todo território nacional e da Galiza.
A constituição da rede municipal de estações meteorológicas começou a ser trabalhada, em 2019, numa parceria entre o agrupamento de escolas de Freixo, o Cenfipe – Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação das escolas do Alto Lima e Paredes de Coura e a Câmara de Arcos de Valdevez.
Comentários: 0
0
0