A classificação do Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG) foi esta quarta-feira publicada em Diário da República (DR).
De acordo com o aviso da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural publicado em DR, o pedido de classificação apresentado pela Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima foi aprovado em julho de 2023, por despacho do secretário de Estado da Agricultura, e no mesmo mês foi submetido à aprovação da Comissão Europeia.
O arroz é confecionado com vários tipos de carnes, designadamente porco, vaca e galinha, sangue de porco e diversas especiarias, sendo acompanhado de rojões, vários enchidos, desde as tripas enfarinhadas à chouriça verde, e inclui fígado, as belouras e batatas alouradas.
Para o Município de Ponte de Lima, a classificação “revela-se como um relevante instrumento, eficaz para criar economias de escala, sendo o processo de certificação uma mais-valia para o produto em si, para a segurança alimentar dos consumidores e um estímulo para a sua comercialização, num contexto em que o cliente é cada vez mais fidelizado e exigente”.
“A classificação do Arroz de Sarrabulho como ETG pretende preservar o modo de transformação e composição que corresponde a uma prática tradicional de confecionar este prato gastronómico, produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente”, refere o município.
Vai estar à mesa de vários restaurantes
Ponte de Lima vai ser palco, entre 26 e 28 de janeiro, de mais uma edição do Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.
“O evento que propõe uma combinação de experiências gastronómicas, num conceito ligado à terra e à tradição, procura promover e consolidar o ex-líbris da sua gastronomia, um dos verdadeiros motores do desenvolvimento económico do concelho: o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima”, refere o Município.
O prato vai estar à mesa dos restaurantes aderentes.
Esta iniciativa está a cargo do Município de Ponte de Lima, em colaboração com a Confraria do Arroz de Sarrabulho.
Comentários: 0
0
0