PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Alto Minho: Esta ponte tem 430 metros de extensão – Chegou à ‘maioridade’

11 Junho, 2022 - 17:57

704

0

Efeméride.

A ponte entre Vila Nova de Cerveira e a localidade galega de Tomiño alcançou esta sexta-feira os 18 anos de existência.

 

Foi no dia 10 de junho de 2004 que aquelas duas localidades ficaram ainda mais próximas. Dois concelhos em festa com a inauguração de uma nova ponte sobre o rio Minho, batizada com o nome de Ponte da Amizade.

 

Nesse dia, a abertura da travessia rodoviária afirmou a centralidade e conetividade de um território comum, suprimindo um constrangimento de mobilidade.

 

Com 430 metros de extensão, a ponte internacional sobre o rio Minho, entre Vila Nova de Cerveira e Tomiño, foi concluída em junho de 2004, num investimento que rondou os seis milhões de euros.

 

Na altura, a travessia abriu ao trânsito só com acessos definitivos do lado espanhol. Do lado português, a ligação com pouco mais de dois quilómetros, entre a travessia rodoviária sobre o rio Minho e a Estrada Nacional (EN) 13 só ficou concluída seis anos, em 2010.

 

Os acessos custaram 4,5 milhões de euros e permitiram melhorar a circulação e a fluidez de trânsito, retirando o tráfego do tecido urbano da vila das Artes.

 

A nova ponte veio resolver as difíceis ligações feitas até então por ‘ferry’, entretanto transformado em bar flutuante.

 

Foi a quarta travessia a ser concretizada entre o Minho e a Galiza.

 

Em 1993 foi inaugurada a ponte entre Valença e Tuy já ligados pela centenária Eiffel que este ano celebrou 136 anos de existência.

 

Mais acima, as ligações entre as duas regiões raianas são ainda asseguradas pela ponte Monção/Salvaterra, inaugurada em 1995 e entre Peso, Melgaço, e Arbo, na Galiza, que entrou em funcionamento em 1999.

 

 

[Fotografia: José Carlos Gago]

Últimas