PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Paredes de Coura

Alto Minho: Esta paisagem protegida recebeu um Prémio de Mérito

27 Novembro, 2022 - 20:33

639

0

Ambiente.

O Município de Paredes de Coura foi distinguido com o Prémio de Mérito instituído pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pela relevância no trabalho desenvolvido na Paisagem Protegida de Corno do Bico, nomeadamente no Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA).

 

Na iniciativa que decorreu no âmbito da 7ª Semana das Ciências da Vida e da Terra, que este ano deu particular ênfase a processos, atividades e projetos sob o tema “Ciências Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável”, esta distinção da ESA-IPVC releva a importância do Laboratório Rural, iniciativa de colaboração transversal e trabalhos em rede entre instituições, que há alguns anos congrega Universidades, Institutos de Investigação, Comunidade Intermunicipal e Organizações Não Governamentais, de Portugal e Espanha, e que tem como espaço primordial de ação a Paisagem Protegida do Corno de Bico e o Centro de Educação e Interpretação Ambiental.

 

A Paisagem Protegida do Corno de Bico distribui-se por cinco freguesias e é um pequeno santuário natural, cuja mancha dominante é o carvalho e onde coabitam cerca de 500 espécies de flora. Complementarmente, a fauna é também muito rica ao ponto de terem sido registados cerca de 180 espécies de vertebrados, entre os quais o lobo-ibérico.

 

Inserida na Paisagem Protegida do Corno de Bico, em Vascões, paredes meias com a antiga Colónia Agrícola, de Chão de Lamas, existe o CEIA, Centro de Educação e Interpretação Ambiental, que inclui áreas destinadas à investigação e divulgação dos recursos naturais da Paisagem Protegida, designadamente ateliês, sala de exposições, auditório e laboratório, entre outros.

 

Um equipamento tantas vezes ocupado por grupos de investigação de Universidades portuguesas e estrangeiras, que dispõem naquele espaço as condições desejáveis para os trabalhos nos mais diversos campos científicos, da astronomia às ciências da natureza.

 

 

[Fotografia: Green Trekker]

Tópicos:

#Ambiente#Natureza

Últimas