PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

0

Alto Minho
Destaques

Alto Minho: Esta noite há chuva de meteoros… e o céu vai estar limpo

11 Agosto, 2021 - 18:16

81

0

PUB Se esta noite vir mais meteoros do que é habitual, não se admire. São os habituais meteoros das Perseidas. Esta quarta-feira, o fenómeno deverá atingir o seu pico, mais especificamente […]

PUB

Se esta noite vir mais meteoros do que é habitual, não se admire. São os habituais meteoros das Perseidas. Esta quarta-feira, o fenómeno deverá atingir o seu pico, mais especificamente entre as 20h00 e as 23h00.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, esta quarta-feira será possível observar a olho nu cerca de 110 meteoros por hora, o que será certamente uma ocasião especial para passar a noite.

Trata-se de uma chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle .

A ocorrência deve-se ao momento em que a Terra atravessa um rasto de meteoros denominado de nuvem Perseida. A nuvem consiste em partículas ejetadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol.

A maior parte do material presente na nuvem atualmente, tem aproximadamente mil anos. No entanto, existe um filamento relativamente recente de poeiras neste rastro proveniente da passagem do cometa em 1862.

Esta famosa chuva de estrelas tem sido observada ao longo dos últimos dois mil anos. A primeira descrição conhecida deste fenómeno foi registada no Extremo Oriente, no ano 36.

As Perseidas são também conhecidas por Lágrimas de São Lourenço. Foi a 10 de agosto que este Bispo de Roma foi condenado à morte, no ano de 258.

As previsões meteorológicas para o Vale do Minho são animadoras. Céu totalmente limpo durante a noite desta quarta-feira e madrugada de quinta-feira.

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

PUB

 

 

Últimas