As chuvas dos últimos dias praticamente que acordaram todo o Parque Natural da Peneda-Gerês e a Cascata da Peneda não foi exceção.
Para quem não conhece, trata-se de uma cascata mais para ver e conhecer do que para usufruir ou tomar banho. Está situada na, freguesia de Gavieira concelho de Arcos de Valdevez. É visível a grande distância devido à espuma branca da queda.
As águas caem nas traseiras dos antigos dormitórios dos peregrinos do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, reconvertidos desde 2005 num hotel, e passam por baixo do edifício e do largo.
O portal turístico Detours colocou-a entre “as melhores cascatas do Gerês”.
Refere o portal que é uma cascata “apenas para contemplar com o seu olhar atento, no entanto valerá cada momento, com uma queda de mais de 30 metros irá parecer um gigante à sua frente, as suas águas caem continuamente o ano todo, formando um pequeno curso de água que passa por debaixo do Santuário em direção ao Rio da Peneda, que corre ali perto”.
“A lenda diz que a cascata é protegida pela Senhora da Peneda, Santa em nome de quem foi construído o santuário. Aqui a natureza está em perfeito equilíbrio com a ação do homem”, acrescenta.
Veja o vídeo [créditos: Armandino Fernandes/Via Montanhas do Norte]
Comentários: 0
0
0