PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez

Alto Minho: Esta cascata ganhou um vigor impressionante – Veja o VÍDEO

24 Outubro, 2022 - 22:51

3163

0

Lenda diz que a Cascata “é protegida pela Senhora da Peneda”.

As chuvas dos últimos dias praticamente que acordaram todo o Parque Natural da Peneda-Gerês e a Cascata da Peneda não foi exceção. 

 

Para quem não conhece, trata-se de uma cascata mais para ver e conhecer do que para usufruir ou tomar banho. Está situada na, freguesia de Gavieira concelho de Arcos de Valdevez. É visível a grande distância devido à espuma branca da queda.

 

As águas caem nas traseiras dos antigos dormitórios dos peregrinos do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, reconvertidos desde 2005 num hotel, e passam por baixo do edifício e do largo.

 

O portal turístico Detours colocou-a entre “as melhores cascatas do Gerês”.

 

Refere o portal que é uma cascata “apenas para contemplar com o seu olhar atento, no entanto valerá cada momento, com uma queda de mais de 30 metros irá parecer um gigante à sua frente, as suas águas caem continuamente o ano todo, formando um pequeno curso de água que passa por debaixo do Santuário em direção ao Rio da Peneda, que corre ali perto”.

 

“A lenda diz que a cascata é protegida pela Senhora da Peneda, Santa em nome de quem foi construído o santuário. Aqui a natureza está em perfeito equilíbrio com a ação do homem”, acrescenta.

 

 

Veja o vídeo [créditos: Armandino Fernandes/Via Montanhas do Norte]

 

 

[Fotografia: Screen vídeo Armandino Fernandes]

Últimas