PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Alto Minho

Alto Minho escapa ao ‘braseiro’ que vai atingir a Península nos próximos dias

25 Abril, 2023 - 17:24

2607

0

Meteorologia.

Em pleno mês de abril, e pela primeira vez em toda a história de Espanha, estão a ser emitidos avisos meteorológicos devido ao calor, avança o portal Meteo Trás os Montes – Portugal.

 

A partir desta terça-feira, e até ao final da semana, o sul da Península Ibérica vai ser afetado por uma vaga de calor que promete fazer disparar os termómetros para valores de autêntico agosto.

 

Em Sevilha, por exemplo, os termómetros deverão aproximar-se dos 40ºC.

 

 

Termómetros vão ultrapassar os 35ºC no sul da Península nos próximos dias

[Fonte: ECMWF / Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

 

 

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que a subida gradual da temperatura, em especial os valores máximos, está associada a “uma massa de ar quente, com origem no norte de África, e transportada na circulação de um anticiclone localizado junto à Península Ibérica”, que irá atingir progressivamente Portugal continental nos próximos dias.

 

Em território português, esta subida dos termómetros será sentida mais a sul. A cidade de Beja, por exemplo, poderá alcançar os 35ºC na próxima quinta-feira. Évora poderá chegar aos 34ºC. No entanto, Lisboa não passará dos 30ºC.

 

O Alto Minho já não sentira de forma tão intensa este fenómeno. As temperaturas máximas vão subir… mas não deverão ultrapassar 27ºC previstos para quinta-feira. Sendo que o céu vai apresentar-se sempre nublado durante toda a semana.

 

O vento vai soprar fraco, podendo ser moderado durante o dia de quinta-feira.

 

 

 

[Fotografia capa: ECMWF / Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

Últimas