PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho entre as regiões que superaram média nacional no desenvolvimento regional

24 Junho, 2016 - 08:06

127

0

Resultados foram publicados pelo INE.

A região do Alto Minho está, de acordo com os resultados do índice sintético de desenvolvimento regional recentemente publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), entre as quatro regiões portuguesas que superaram a média nacional em termos de desenvolvimento regional global.
O Índice Sintético de Desenvolvimento Regional é um estudo estatístico, de periodicidade anual e cujo âmbito geográfico é o país. A unidade estatística observada é a região NUTS III, a recolha dos dados é indireta e as variáveis que integram a construção do ISDR provêm de procedimentos administrativos e de operações estatísticas desenvolvidas no contexto do Sistema Estatístico Nacional.
Os resultados relativos a 2014 revelam que quatro das 25 regiões NUTS III portuguesas superavam a média nacional: as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, o Alto Minho e a Região de Aveiro.
Assim, no que toca ao índice de competitividade, que pretende captar o potencial de cada região em termos de competitividade, assim como o grau de eficiência na trajetória seguida e, ainda, a eficácia na criação de riqueza e na capacidade demonstrada pelo tecido empresarial para competir no contexto internacional, destacam-se as regiões com índices mais elevados se concentram no Litoral do Continente.
No índice de coesão, os resultados obtidos refletiam um retrato territorial mais equilibrado do que o observado para competitividade, na medida em que, em nove das 25 regiões NUTS III, o índice de coesão superava a média nacional. Os resultados de 2014 para o índice de qualidade ambiental destacavam as regiões do Interior continental português e as regiões autónomas com desempenhos mais elevados nesta componente do desenvolvimento regional.

[Fotografia: Direitos Reservados]

Últimas