PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho em ‘aviso laranja’ a partir desta sexta-feira

28 Outubro, 2021 - 09:54

726

0

Previsão de chuva que pode por vezes ser forte.

O Alto Minho vai estar sob aviso laranja a partir das 21h00 desta sexta-feira. O aviso, colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é o segundo mais grave numa escala de quatro e prende-se com a previsão de chuva que poderá por vezes ser forte. Este alerta vai prolongar-se até às 6h00 de sábado.

 

Esta quinta-feira, a partir das 18h00, o distrito de Viana do Castelo vai estar sob aviso amarelo.

 

Recorde-se que está prevista para os próximos dias a passagem de um rio atmosférico sob o Alto Minho.Em breves linhas, de acordo com o portal otempo.pt, um rio atmosférico acontece quando o ar quente consegue armazenar uma quantidade muito maior de água sob a forma de vapor do que o ar frio, quase quatro vezes mais para uma massa de ar a 20 ºC do que para outra a 0 ºC.

 

Deste modo, se uma massa de ar temperada proveniente de latitudes subtropicais percorre uma enorme distância ao longo de um oceano quente, irá obter um gigantesco teor de humidade, com potencial de gerar precipitação muito forte.

 

A precipitação vai intensificar-se em todo o distrito de Viana do Castelo podendo ser por vezes forte. Vai prolongar-se durante todo o fim-de-semana, com previsões de trovoadas para domingo.

 

As temperaturas máximas vão descer ligeiramente, passando dos 21ºC para os 19ºC. As mínimas vão permanecer entre os 13ºC e os 14ºC.

 

O vento vai soprar fraco, mas deverá aumentar de intensidade na sexta-feira e também durante o dia de domingo passando a moderado.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas