PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Alto Minho: Eis o concelho com menor área ardida até ao momento – Menos de UM hectare

10 Agosto, 2022 - 11:28

947

0

Dados divulgados pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo.

Vila Nova de Cerveira é nesta altura o concelho do Alto Minho com menor área ardida, segundo dados divulgados pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo. Até ao dia 31 de julho, os valores não chegavam a um hectare.

 

No lado oposto e até à mesma data, o concelho com mais área ardida (991 hectares) e mais fogos (157) é Arcos de Valdevez. 

 

Dado curioso é que, até ao momento, o mês com maior área ardida foi… janeiro com 1.235 hectares. A larga distância está julho (661 hectares). E o mês de menor área ardida foi junho, com apenas 5,6 hectares.

 

No entanto, julho foi claramente o mês que registou o maior número de fogos florestais no distrito: 172, seguindo-se janeiro com 136 e fevereiro com 101

 

Ainda de acordo com os mesmos dados, sabe-se já que 46,4% dos incêndios ocorridos no primeiro semestre deste ano tiveram origem negligente e 19,4% origem intencional.

 

Com uma área total de 222 mil hectares, 162 mil hectares área florestal, o distrito de Viana do Castelo é composto por 208 freguesias, 99 das quais (8,9% do total do país) são consideradas prioritárias na prevenção de fogos florestais e onde estão identificados 1.185 lugares prioritários.

 

O distrito de Viana do Castelo conta com 11 corporações de bombeiros voluntários, sendo que o concelho de Caminha é o único que tem duas destas corporações. Já Viana do Castelo, além de uma corporação de bombeiros voluntários, dispõe de um corpo de bombeiros sapadores.

 

 

[Fotografia: Município VN Cerveira]

Últimas