Aproxima-se do Alto Minho – e de todo o território continental – a frente atlântica que traz chuva, sobretudo para o Norte e Centro do país.
De acordo com a imagem de satélite mais recente divulgada pela agência meteorológica espanhola AEMET, a frente está já muito próxima do continente.
O distrito de Viana do Castelo vai estar sob aviso amarelo a partir das 21h00 deste sábado. O alerta, colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é o terceiro mais grave numa escala de quatro.
Deve-se à previsão de “períodos de chuva, por vezes forte”. O aviso vai prolongar-se até às 6h00 de domingo.
Em nota enviada à Rádio Vale do Minho, a Autoridade Nacional de Emergêcia e Proteção Civil (ANEPC) alerta também para a previsão “a partir do final da tarde de amanhã, dia 6 de setembro, uma mudança gradual das condições meteorológicas, com a ocorrência de precipitação, por vezes forte, em especial no litoral Norte e Centro. Esta precipitação poderá ser mais intensa nas terras altas das regiões Norte e Centro”.
Lembra a ANEPC que “as áreas afetadas pelos incêndios rurais, que ficaram sem coberto vegetal e com cinza acumulada à superfície, que funciona como uma matéria impermeável, estão mais expostas e vulneráveis à precipitação”.
 
			 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
																
Comentários: 0
0
0