PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Alto Minho

Alto Minho: É o primeiro navio do mundo sem emissões poluentes… vai ser feito cá

17 Outubro, 2022 - 13:31

2087

0

Deverá estar pronto entre 2025 e 2026.

Os estaleiros navais da West Sea, em Viana do Castelo, foram os escolhidos pela empresa norueguesa de turismo Northern Xplorer, para a construção do primeiro navio que irá navegar sem qualquer emissão poluente.

 

Destinado a operar nos fiordes da costa norueguesa, terá capacidade para 250 passageiros e deve estar pronto na época de cruzeiros 2025/26.

 

Segundo o ECO Sapo, com investidores ligados à indústria do turismo na Noruega, esta jovem empresa pretende criar uma embarcação nova e amiga do ambiente para operar naquela região.

 

Um projeto que tem de ter em conta “as horas de navegação que tem de fazer e a capacidade – ao nível de carregamento de baterias e das células de hidrogénio – para poder navegar ali com emissões zero”, detalha o administrador, Vítor Figueiredo.

 

Vítor Figueiredo, que participou recentemente num debate sobre a indústria naval organizado pela Transportes & Negócios no Porto, destaca que os estaleiros do Alto Minho já demonstram ter capacidade para fazer a conversão de navios para GNL (gás natural liquefeito).

 

 

[Fotografia: DR/Via jornal O Amarense]

Últimas