PUB
Embora cheio de sol, o domingo está a ser de pouca afluência às praias no Alto Minho. Todas elas, incluindo as fluviais, apresentavam ocupação baixa até às 15h20, de acordo com o Info Praia – aplicação que monitoriza a ocupação dos areais em todo o país.
A época balnear nas praias de Caminha e também de Viana do Castelo e Esposende (no Baixo Minho) vai ser prolongada até ao próximo dia 13 de setembro. A notícia foi avançada pelo jornal O Minho que cita a Agência Portuguesa do Ambiente, através da delegação do Norte.
A medida, refere aquele jornal, foi tomada em consonância com os municípios costeiros, com a Autoridade Marítima e com os concessionários. De acordo com a autarquia de Esposende, os três Municípios consideraram que “estão reunidas as condições para prolongar a época balnear até 13 de setembro”.
“A decisão assegura a continuidade da vigilância e a assistência aos banhistas durante as duas primeiras semanas de setembro em todas as zonas concessionadas que se mantenham em funcionamento”, explica a autarquia de Esposende.
Em maio, recorde-se, o Município de Caminha anunciou a redução da época balnear para dois meses – com início a 1 de julho e final a 31 de agosto.
Lotação máxima de utentes por praia
Caminha
Moledo – 4.500
Vila Praia de Âncora – 2.700
Foz do Minho – 1.600
Forte do Cão/Gelfa – 500
Viana do Castelo
Arda/Bico – 1.400
Afife – 900
Paçô/Carreço – 900
Cabedelo – 800
Cabedelo/Luziamar – 800
Praia Norte – 600
Carreço – 600
Amorosa/Chafé – 400
Amorosa/Bico – 400
Pedra Alta (Castelo do Neiva) – 200
Algumas das normas, para além da lotação máxima, passam pela etiqueta respiratória e pelo distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos no areal. Há um máximo de 5 utentes por toldo, colmo ou barraca. A distância mínima entre estes locais deve ser de três metros.
Atividades desportivas como raquetes, disco, futebol, não são permitidas este ano por gerar movimentação. Atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares são permitidos.
[Fotografia: Arquivo / DR]
Comentários: 0
0
0