PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Alto Minho

Alto Minho: Depois da Aline… vem aí a depressão Bernard (e a chuva continua)

20 Outubro, 2023 - 21:10

2849

0

Meteorologia.

Os dias vão continuar chuvosos no Alto Minho.

 

Esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou a aproximação de uma nova depressão – Bernard.

 

Nesta altura “está centrada a oeste do arquipélago dos Açores, e que se irá deslocar gradualmente para sueste e em fase de cavamento em direção ao arquipélago da Madeira”, refere o IPMA em comunicado citado pelo Sapo24.

 

Já no sábado, “a depressão Bernard, à qual está associada uma massa de ar quente, húmido e instável”, estará a cerca de 160 Km a nordeste do Funchal, “deslocando-se posteriormente para nor-nordeste, em direção à costa sul de Portugal continental a partir de dia 22, e progredirá gradualmente para nor-nordeste ao longo da Península Ibérica”.

 

No domingo, “com a aproximação da referida depressão a Portugal continental, e de acordo com os últimos dados dos modelos, prevê-se precipitação forte, e localmente muito intensa no Algarve e Baixo Alentejo a partir da manhã, assim como um aumento da intensidade do vento, e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e rajadas fortes”.

 

“Com o deslocamento gradual da depressão Bernard para nor-nordeste, estas condições meteorológicas estender-se-ão às restantes regiões Centro e Sul, e no final do dia, eventualmente à região Norte, embora com menor impacto. Prevê-se ainda, um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve a partir da tarde de dia 22, com ondas de sueste com 3 a 4 metros de altura significativa, passando gradualmente a ondas de sudoeste”, refere ainda o IPMA.

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas