PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Viana do Castelo

Alto Minho: Deixa de chamar-se “Átrio” e passa a chamar-se “Viana”, disse D. Afonso III

18 Junho, 2022 - 00:47

517

0

Feira Medieval.

Começou esta sexta-feira a 13ª Edição da Feira Medieval de Viana do Castelo. O evento vai prolongar-se até domingo. Conta com a participação de 200 figurantes, entre artesãos, mercadores e artífices.

 

Durante três dias, a capital do Alto Minho recua até ao século XIII. Tempos em que em Portugal reinava D. Afonso III, o rei que no dia 18 de junho de 1258 atribuiu o Foral, criando a vila e instituindo o município de Viana.

 

O foral de Viana determinou, entre vários outros decretos, que o nome da povoação chamada Átrio se passaria a denominar Vila de Viana da foz do Lima.

 

D. Afonso III, uma das personagens marcantes da História Nacional, adivinhava assim a vocação marítima da foz do Lima, ao …fazer uma Póvoa, no lugar chamado Átrio, na foz do Lima, à qual de novo imponho o nome de Viana“.

 

Feira Medieval de Viana do Castelo prolonga-se até domingo

[Fotografia: VianaFestas]

 

 

Segundo o presidente da VianaFestas e vereador da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, após dois anos de interrupção devido à pandemia da COVID-19, a feira medieval de 2022 recebeu 199 inscrições, 121 das quais de fora do concelho.

 

Um dos pontos altos do programa de animação acontece este sábado, com a recriação, na Praça da República, da Outorga do Foral de Viana pelo Rei D. Afonso III.

 

A animação de rua será garantida pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, e por grupos locais.

 

 

[Fotografias capa: VianaFestas]

Últimas