PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Alto Minho

Alto Minho debaixo de chuva e sob aviso amarelo

12 Setembro, 2022 - 09:34

696

0

Aviso amarelo.

A tempestade Danielle já chegou a Portugal Continental. Os efeitos já se fazem sentir por todo o Alto Minho, que acordou esta segunda-feira debaixo de chuva conforme as previsões avançadas nos últimos dias.

 

O distrito de Viana do Castelo vai estar sob aviso amarelo até esta terça-feira devido à “precipitação por vezes forte, ocasionalmente acompanhada de trovoada e rajadas fortes”.

 

Recorde-se que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo, alertou este domingo para “uma mudança gradual das condições meteorológicas”, a partir desta segunda-feira, “do litoral para o interior, com a ocorrência de precipitação forte e vento intenso”.

 

Em comunicado, a ANEPC prevê ainda que para além da chuva “por vezes forte”, podem ocorrer trovoadas e “acumulados de precipitação significativos em curtos períodos e rajadas de origem convectiva, em especial nas regiões do Norte, Centro e entre os distritos de Lisboa e Setúbal”.

 

O vento soprará do quadrante Sul, “mais intenso durante o dia de amanhã e de terça-feira, dia 13 de setembro, a soprar por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental, com rajadas até 65 km/h, e sendo por vezes forte (até 50 km/h) nas terras altas, com rajadas até 80 km/h”.

 

A ondulação será “de Oeste/Noroeste, durante o dia de amanhã, com uma altura significativa até 3,5 metros, em especial na costa oeste da região Sul e na noite de 12 para 13″.

 

“Apesar da precipitação prevista, destaca-se a manutenção da dificuldade das ações de supressão dos incêndios rurais que venham a ocorrer, determinada pelas condições meteorológicas, nomeadamente pelo vento e pelo estado de secura da vegetação, especialmente na região interior do Norte e Centro, onde o risco de incêndio rural se mantém nos níveis muito elevado e máximo”, salienta ainda a ANEPC.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas