PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

1

Alto Minho

Alto Minho: D. João Lavrador é o novo Bispo da Diocese de Viana

21 Setembro, 2021 - 11:30

1007

0

Sucede a D. Anacleto Oliveira, que faleceu num acidente de viação.

D. João Lavrador é o novo Bispo da Diocese de Viana do Castelo. O anúncio foi feito esta terça-feira pela Diocese Local. Com 65 anos de idade, o novo bispo eleito de Viana do Castelo nasceu a 18 de fevereiro de 1956 em Mira, Diocese de Coimbra, ao serviço da qual foi ordenado padre, em 1981; o Papa Emérito Bento XVI nomeou-o bispo auxiliar do Porto, a 7 de maio de 2008, e a 29 de junho do mesmo ano recebeu a ordenação episcopal, em Coimbra.

 

A 29 de junho de 2015, o Papa Francisco nomeou-o bispo coadjutor de Angra, tendo tomado posse da diocese açoriana a 15 de março do ano seguinte, como sucessor de D. António Sousa Braga.

 

“Quero aprender com todos para me sentir integrado na riqueza cultural, na profunda fé vivida e partilhada, numa sociedade mais justa e fraterna e, na alegria do Evangelho, projetarmos em conjunto um futuro de esperança”, escreve o responsável, numa nota enviada à Agência Ecclesia.

 

“É com muito afeto que saúdo todos os excluídos, marginalizados, isolados e que sofrem qualquer tipo de pobreza e perturbação. Creiam-me muito junto de todos vós para convosco partilhar das vossas vidas e preocupações e ajudar-vos na vossa promoção e dignidade”, acrescenta.

 

O Papa nomeou D. João Lavrador, até agora bispo de Angra, como novo responsável pela Diocese de Viana do Castelo, sucedendo a D. Anacleto Oliveira, que faleceu num acidente de viação a 18 de setembro de 2020.

 

O novo responsável refere a sua “surpresa” perante esta nova missão, que diz assumir “com a mesma alegria, disponibilidade, entusiasmo e espírito de serviço de sempre”.

 

A Diocese de Viana do Castelo nasceu a 3 de novembro de 1977, por decisão do Papa Paulo VI, separando-a da Arquidiocese de Braga pela Constituição Apostólica ‘Ad aptiorem populi Dei’.

 

 

[Fotografia: FB Diocese Viana do Castelo]

 

Últimas