PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Paredes de Coura

Alto Minho: Concorrente de concurso da Tvi apanhou questão sobre o rio Coura e… não soube

26 Fevereiro, 2019 - 15:45

335

0

Uma concorrente da edição desta segunda-feira do concurso Apanha se Puderes, transmitido pela Tvi, não conseguiu responder a uma questão que certamente todos os courenses e até mesmo os alto-minhotos […]

Uma concorrente da edição desta segunda-feira do concurso Apanha se Puderes, transmitido pela Tvi, não conseguiu responder a uma questão que certamente todos os courenses e até mesmo os alto-minhotos saberiam responder: Qual dos seguintes podemos pescar no rio Coura?  – esta foi a questão formulada sendo que ainda houve quatro hipóteses à escolha da concorrente, Isabel Fernandes: Peixe-espada; Truta; Salmão; Polvo.

Natural do centro do país, a concorrente mostrou não ter qualquer ideia sobre a espécie piscícola que mais simboliza a também chamada vila do Rock. Preferiu mudar de questão.

Ora, a resposta certa era (como todos sabemos!) a truta. Para além dos viveiros onde é feita a criação deste peixe, Paredes de Coura já é sobejamente conhecida pela Festa da Truta. O certame realiza-se todos os anos, nos primeiros dias de junho, em pleno centro da vila. São três dias onde os restaurantes aderentes dão a conhecer – e a provar – várias formas de confecionar este peixe de água doce. Nesse fim-de-semana há também o habitual Encontro de Pesca organizado pela Associação de Caça e Pesca de Paredes de Coura.

É um peixe que, de acordo com o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira, é considerado “muito difícil” por grande parte dos empresários da restauração. Mas o autarca socialista desdramatiza e sugere que a truta não seja promovida “de forma isolada”. “Temos de a associar à literatura, a Aquilino Ribeiro. É um peixe estranho, mas Miguel Esteves Cardoso diz que «a boa gastronomia parte sempre da insuficiência»”, lembrou Vítor Paulo Pereira durante a abertura da Festa da Truta do ano passado. “A necessidade aguça o engenho. E muitas vezes com pouco podemos fazer muito”.

 

[Imagem: Print Screen TVi]

 

PUB

Últimas