PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Alto Minho: Candidatura do Estuário do Minho a Paisagem Cultural da UNESCO apresentada ao Governo

20 Dezembro, 2016 - 10:42

139

0

Presidente da Câmara de Caminha e o alcaide de A Guarda reuniram em Lisboa com o Ministro da Cultura.

O presidente da Câmara de Caminha e o alcaide de A Guarda reuniram em Lisboa, com o Ministro da Cultura, Luís de Castro Mendes, para apresentar a candidatura “Estuário do Minho Caminha – A Guarda” a Paisagem Cultural da UNESCO. No encontro participaram também os dois peritos que estão a trabalhar com os municípios caminhense e galego. É mais uma importante etapa no sentido do reconhecimento mundial de um património comum. “Foi com muita alegria e sentido de responsabilidade que apresentamos ao Governo português o trabalho que temos vindo a desenvolver no último ano para candidatar o estuário do Minho a Paisagem Cultural da UNESCO. Alegria porque estamos a meio de um percurso que honra o nosso concelho e a nossa região, a meio de uma ambição universal para a nossa terra e porque o Governo português soube acolher de forma muito calorosa o nosso trabalho e o nosso desejo. Responsabilidade porque sabemos que temos toda uma comunidade luso-galaica por trás, séculos de história e convivência e a expetativa de um povo comum que nos empurra para darmos voz universal ao nosso rio e à nossa cultura”, disse o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves.
“Entregue a candidatura junto do Governo de Portugal, cabe a este decidir, depois de ouvidas todas as instituições, se a nossa proposta tem mérito e deve ser colocada junto da lista indicativa da UNESCO. Temos um nervoso miudinho mas muita confiança de que Portugal e Espanha possam assumir esta candidatura que cremos ter todas as condições para sair vitoriosa”, explicou ainda o autarca caminhense.
Da parte do ministro Luís de Castro Mendes foi reiterado que o Governo de Portugal vê com muito interesse e entusiasmo esta candidatura transfronteiriça sustentada em História, património e beleza natural.
Recorde-se que Miguel Alves e António Lomba Baz assumiram como objetivo comum dos dois municípios que representam a valorização do Estuário do Rio Minho, tendo assinado em finais de 2015, um memorando de entendimento com vista à candidatura do “Estuário do Minho Caminha – A Guarda” a Paisagem Cultural da UNESCO.
Miguel Alves e António Lomba Baz acreditam que a riqueza histórica, cultural, paisagística, ambiental, económica, etnográfica e humana desta zona comum são condições suficientes para o sucesso do projeto que então se iniciou e que se tornou possível graças às excelentes relações entre A Guarda e Caminha e ao espírito de colaboração.
De então para cá, muito trabalho foi realizado. Em março deste ano, os presidentes das câmaras de Caminha e de A Guarda assinaram um protocolo de colaboração com o Laboratório de Património e Turismo Cultural da Universidade de Barcelona e Ibertur – Rede do Património, Turismo de Desenvolvimento Sustentável, com vista ao desenvolvimento da candidatura.
A Universidade de Barcelona é de facto o parceiro ideal para este projeto, uma vez que integra o grupo restrito de cinco universidades, a nível mundial, que têm convénio com o Centro de Património Mundial da UNESCO.
Entretanto os dois municípios realizaram já eventos em conjunto, nomeadamente de valorização do Caminho Português da Costa.

Últimas