PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Cães de proteção ajudam a proteger gado dos lobos? Sim (e muito!). Eis os números

15 Maio, 2026 - 03:10

83

0

Biodiversidade.

A Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI) anunciou que, desde 2014, os prejuízos causados pelo lobo ibérico em rebanhos foram reduzidos em 95%, graças à utilização de cães de proteção de gado.

 

O anúncio, segundo o jornal Observador, foi feito durante uma sessão em Paredes de Coura sobre a relação entre energias renováveis e conservação da biodiversidade.

 

A ACHLI defende que os projetos de energias renováveis podem coexistir com a proteção da fauna através de mecanismos de compensação ambiental e monitorização contínua.

 

A associação destacou as medidas implementadas através do Fundo do Lobo e dos planos de monitorização, que incluem gestão de habitat, reflorestação, proteção do gado e sensibilização das populações locais.

 

Atualmente, a associação acompanha 17 processos de pós-avaliação ambiental de 15 parques eólicos e dois sobreequipamentos (total de 342 aerogeradores e 684,5 MW), que abrangem 14 alcateias de lobo ibérico.

 

Desde 2006, já monitorizou 21 alcateias e 46 projetos energéticos, em parceria com as universidades de Aveiro, Porto e UTAD.

 

 

[crédito fotografia: ilustrativa/DR]