PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Caminha

Alto Minho: Barras de Caminha e VP Âncora fechadas à navegação

16 Outubro, 2023 - 17:06

681

0

Aviso laranja.

As barras do Porto de Caminha e do Porto de Vila Praia de Âncora estão fechadas “a toda a navegação” desde as 17h00 desta segunda-feira, anunciou a Capitania do Porto de Caminha.

 

Em nota enviada à imprensa, aquela autoridade alerta para o agravamento do estado do tempo nas próximas horas e recomenta “em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução, de acordo com as recomendações das capitanias dos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem”.

 

À população em geral, a Capitania aconselha que se evitem “passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco”.

 

O Alto Minho vai estar sob aviso laranja para precipitação durante a tarde e noite desta terça-feira.

 

O alerta, colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é o segundo mais grave numa escala de quatro.

 

Vai estar em vigor entre as 15h00 desta terça-feira e as 0h00 de quarta-feira.

 

O IPMA prevê “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes”.

 

Recorde-se que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu este domingo um alerta para “precipitação por vezes forte e persistente, em especial nas regiões Norte e Centro a partir do final do dia de amanhã, 16 de outubro, e durante o dia de terça-feira, 17 de outubro, com acumulados que poderão atingir 25-30 mm/3h”.

 

O vento vai também intensificar-se durante a tarde desta segunda-feira “no litoral Oeste e nas terras altas, com rajadas até 65 Km/h e 90 Km/h respetivamente, tornando-se mais intenso na terça-feira, 17 de outubro, com rajadas até 80 Km/h no litoral e até 100 Km/h nas terras altas. Condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento”.

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas