PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Alto Minho: Aviso amarelo devido ao calor já se estende até domingo

7 Julho, 2022 - 17:45

368

0

Calor.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) voltou a prolongar o aviso amarelo no distrito de Viana do Castelo, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”. O aviso, já em vigor, estende-se agora até às 10h00 do próximo domingo.

 

O fim-de-semana promete, segundo o IPMA, máximas entre os 36ºC e os 38ºC no distrito. 

 

No entanto, é expectável que este alerta se prolongue ainda mais. Isto porque o IPMA continua a prever valores ainda mais elevados das temperaturas máximas na próxima semana em vários concelhos do Alto Minho.

 

Monção, por exemplo, deverá alcançar os 41ºC entre terça e quarta-feira.

 

Recorde-se que a DGS divulgou recentemente uma série de recomendações para fazer face ao aumento gradual da temperatura nos próximos dias, com “atenção especial” aos grupos mais vulneráveis ao calor.

 

Entre as recomendações emitidas, a autoridade de saúde salienta a necessidade de dar “atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor”, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

 

A DGS aconselha ainda a aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00.

 

Além disso, devem ser evitadas as atividades desportivas e de lazer no exterior que exijam grandes esforços físicos, escolhidas as horas de menor calor para viajar de carro e os doentes crónicos ou sujeitos a medicação ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do SNS 24.

 

Para as crianças é recomendado que consumam frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado, enquanto as com menos de seis meses não devem estar sujeitas a exposição solar.

 

A DGS aconselha também a contactar e acompanhar os idosos e outras pessoas que vivam isoladas, devendo ser assegurada a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas