PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

3

Melgaço

Alto Minho: Aqui o rio cresceu tanto que até ‘engoliu’ uma ponte [VÍDEO]

2 Janeiro, 2023 - 20:46

9693

0

No ponto mais a norte de Portugal.

O crescimento do caudal do rio Minho tem mostrado imagens de enorme impacto nas últimas horas. Porém, um outro rio seu afluente também mostrou um crescimento enorme. Tão grande que uma ponte acabou por ficar submersa.

 

Falamos do rio Trancoso, na localidade de Cevide, Melgaço, que é o ponto mais a Norte de Portugal. É lá que se encontra uma curta ponte que atravessa aquele rio e une Portugal e Espanha.

 

 

Curta ponte em Cevide, que une Portugal e Espanha

[Fotografia: Escapada Rural]

 

 

As constantes descargas da Barragem de Frieira provocaram uma subida rápida do caudal deste afluente do rio Minho e… a ponte submergiu.

 

Paulo Oliveira, entusiasta do audiovisual natural de Melgaço, esteve no local e elaborou um vídeo onde começa por mostrar a ponte e depois o mesmo local invadido pelas águas. A subida do caudal foi impressionante.

 

 

 

Veja o vídeo [créditos: Paulo Oliveira]

 

 

 

rio Trancoso é um rio internacional que nasce na Portelinha (Castro Laboreiro) e desagua no rio Minho. Grande parte do seus 13,6 km de percurso define a fronteira entre Portugal e Espanha. Muito perto está a Barragem de Frieira, na Galiza.

 

Trata-se de um complexo hidroelético localizado em Espanha, cerca de 250 metros a montante do ponto onde as águas do Rio Minho tocam pela primeira vez Portugal, em Cevide, na foz do Rio Trancoso, ou Barxas. É aí o ponto mais setentrional do nosso País.

 

 

 

[Fotografia: Screen]

Tópicos:

#Barragens#Cheias

Últimas