A foto foi captada esta segunda-feira, dentro de casa, por uma moradora do concelho de Paredes de Coura. Mostra um exemplar mosquito-tigre asiático (Aedes albopictus).
Recorde-se que, recentemente, a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho lançou um alerta para a presença desta espécie no distrito de Viana do Castelo.
Em nota divulgada, tanto o Município de Monção como o Município de Melgaço já emitiram alertas de prevenção.
A picada do mosquito tigre pode ser dolorosa e provocar reações alérgicas.No entanto, o mais preocupante, conforme explica o portal Wilder, é que esta espécie diferencia-se do mosquito comum (Culicidae) pelo facto de ser portador de vários vírus, alguns deles considerados perigosos nomeadamente dengue, chikungunya (uma doença viral caracterizada por febre altas e dores nas articulações), e também do vírus Zika, que pode causar febre, erupção cutânea, dor articular ou conjuntivite.
É razoavelmente pequeno em tamanho. Não ultrapassa 1 centímetro.
Este inseto tende a reproduzir-se em locais de água estagnada durante mais de uma semana.
Especialistas recomendam à população que esteja sobretudo atenta a bebedouros para animais de estimação.
É também recomendada uma boa higiene pessoal e uso de repelentes eficazes para minimizar o risco de picadas.
Comentários: 0
1
0