PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

2

1

Alto Minho

Alto Minho: Aí estão os países que vêm ao Folk Monção (e há mais novidades!)

3 Junho, 2022 - 01:40

3806

0

Festival Internacional de Folclore está de volta.

Angola, Brasil, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Estados Unidos da América, Indonésia, México, Polónia e Portugal. São estes os países que vão estar presentes na edição deste ano do Folk Monção, que vai marcar o regresso deste Festival Internacional de Folclore ao Alto Minho e à vizinha Galiza, após dois anos de suspensão devido à COVID-19.

 

Esta 37ª edição vai realizar-se entre os próximos dias 30 de julho e 7 de agosto. De acordo com a organização, os grupos participantes vão desfilar no dia 4 de agosto, quinta-feira, na feira semanal e pelas principais ruas de Monção.

 

À semelhança das edições anteriores, os artistas vão ficar alojados na Escola EB 2,3 de Monção.

 

“O Folk Monção – O Mundo a Dançar volta para cumprir um dos objetivos basilares desde a sua fundação: promover a partilha da cultura de todo o mundo, novas experiências, conhecimentos e emoções, enaltecendo a paz, a amizade e a união entre os Povos”, diz a organização visivelmente satisfeita com este regresso.

 

Campo da Feira vai receber uma das galas

Uma das novidades deste ano é que uma das duas galas em Monção vai ser realizada no Campo da Feira. A outra, manda a tradição, será na Ponte do Mouro, na freguesia de Barbeita, berço do Festival.

 

Ponte de Lima vai também receber outra gala.

 

Para além destes dois concelhos, os espetáculos vão passar por Arcos de Valdevez, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Valença e Vila Nova Cerveira. Na Galiza, haverá espetáculos em Salvaterra do Miño e Vilanova de Arousa. A entrada será livre e gratuita em todos os locais.

 

O início dos espetáculos está previsto para as 22h00 em Portugal e 21h30 em Espanha. As datas serão divulgadas em breve.

 

A organização deste evento cabe ao Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, sobre a orientação da comissão executiva a qual se juntam cerca de 120 voluntários.

 

Folk Monção – O Mundo a Dançar, um dos momentos mais altos do verão cultural em vários concelhos, foi reconhecido pelo C.I.O.F.F. (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e de Artes Tradicionais, estatuto B da UNESCO), em 2006, pelo C.I.D. (Conselho Internacional de Dança), em 2005, e pela I.O.V. (Organização Internacional das Artes Populares), em 2004.

 

Até ao momento, de acordo com a organização deste festival, já passaram por todas as edições cerca de 350 grupos oriundos de 73 países dos cinco continentes.

 

 

[Fotografia: Folk Monção]

Últimas